Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Justiça julga improcedente ação de improbidade por ato de campanha eleitoral contra o ex-senador Acir Gurgacz.

|
da Assessoria

O juiz da Comarca de Ouro Preto do Oeste, apesar de reconhecer que atos de campanha eleitoral podem caracterizar atos ímprobos, julgou improcedente uma ação de improbidade administrativa proposta pelo MP contra o ex-senador Acir Gurgacz. 

Na ação o MP alegou que durante a campanha eleitoral de 2018, quando o ex-senador concorreu ao cargo de governador, usou a estrutura física do Ciretran de Nova União como base de distribuição de folhetos e outros materiais de campanha, motivo pelo qual pediu sua condenação a pena de multa e suspensão dos direitos políticos.

Todavia, ao apreciar o pedido, o magistrado entendeu que não haviam provas que demostrassem que Acir havia cometido qualquer ato irregular, ainda mais de improbidade, que exige a demonstração do dolo específico do agente.

O advogado do ex-senador, Nelson Canedo, disse a reportagem que não visualizou na ação qualquer conduta irregular que tenha sido praticada por Acir, sequer mero conhecimento dos fatos, que pudesse de alguma forma lhe acarretar responsabilidade por ato de improbidade, de modo que a improcedência da ação foi o caminho correto para o caso.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia