Rondônia, 21 de fevereiro de 2025
Política

JUSTIÇA NEGA RETORNO DA PREFEITA AFASTADA DE JARU AO CARGO

O juiz Elsi Antônio Dalla Riva, indeferiu mandado de segurança impetrado pela defesa da prefeita afastada de Jaru, Sonia Cordeiro de Souza, que pretendia anular decisão a Câmara Municipal e retornar ao cargo. Afastada desde o final do ano passado, ela alegou uma série de irregularidades no processo que a levou ao afastamento, como o fato de que a Casa de Leis postergou o início do recesso parlamentar, o que feria a Legislação.

A prefeita alegava ainda ilegalidades como escolha de membros para compor a comissão processante, fim do prazo de 90 dias sem que fosse concluído o processo de responsabilidade da comissão processante, fim do prazo de 45 dias sem que fosse concluído o processo de responsabilidade da comissão especial, participação, na sessão de julgamento que levou a cassação da impetrante, de vereadores impedidos de votar, e ainda a violação ao contraditório e a ampla defesa em razão de inversão indevida do rito processual.

Para o magistrado no entanto, não houve ilegalidade. “Desta feita, uma vez que não restou constatada as ilegalidades descritas pelos impetrantes, a denegação da segurança é medida que se impõe, como declara a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Especificamente sobre a decisão da Câmara em adiar o início do recesso, o juiz afirmou que “foi realizado em sessão ordinária e, ainda que aprovado por votação simbólica, não vislumbro uma ofensa ao direito líquido e certo, pois o quórum para referendar tal decisão não está sendo atacado, mas apenas porque a impetrante acredita que a prorrogação deveria ser efetuada de forma diversa.”.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Deputado Alex Redano propõe autorização para pagamento de débitos estaduais com criptomoedas em Rondônia

Prefeitura pede agilidade no fim da Lei que ampara contratação de empresa de lixo, mas Câmara anuncia rito normal

Deputado Ribeiro do Sinpol assume vice-liderança do governo na Assembleia

Comissão de Direitos Humanos: Bagattoli recebe apoio de senadores na defesa das famílias de envolvidos no 8 de janeiro

AddThis Website Tools