Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Lebrinha discute mudanças na lei ambiental para controle de espécies invasoras no rio Guaporé

|
da Assessoria

A deputada estadual Gislaine Lebrinha (UNIÃO) visitou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) na última quinta-feira (31). O encontro foi marcado por debates sobre um projeto de pesquisa sobre a invasão do pirarucu do rio Guaporé e alterações na legislação ambiental.

O projeto de pesquisa sobre a superpopulação do pirarucu, voltou a ser debatido. A pesquisa será financiada com recursos da deputada Lebrinha e coordenada pela FAPERO - Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia, e visa coletar informações para embasar a implementação de ações para o manejo sustentável e possíveis alterações na legislação estadual para o controle da espécie invasora.

Na visita, a deputada Lebrinha comunicou que paralelamente, com atuação do deputado federal Lebrão (UNIÃO), estão em curso discussões a respeito de modificações na legislação federal. Lebrão desempenha o papel de vice-presidente na Comissão de Meio Ambiente e atua como relator em matérias que tratam sobre políticas de controle de espécies invasoras. “Uma nova avaliação sobre o tema será submetida a votação em breve, permitindo o avanço das legislações estaduais.”, falou a Lebrinha.

O Secretário Adjunto da SEDAM, Gilmar Oliveira, ressaltou a importância de controlar a população do pirarucu. “Estamos buscando evitar desequilíbrios ambientais na região. Qualquer mudança na legislação deverá aguardar os resultados das pesquisas.”

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor