Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Política

Lei de parlamentar garante acesso gratuito a 300 mil certidões no TJ

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) comemorou os números divulgados pelo Poder Judiciário sobre a emissão de certidões gratuitas pelo site da instituição. A emissão via internet e sem custo à população é fruto da aprovação na Assembléia Legislativa da Lei 1.782/2008 de autoria do parlamentar.



O deputado esclareceu que as certidões cíveis e criminais são solicitadas por vários órgãos públicos ao cidadão que participe de concursos ou de empresas que se habilitem às licitações.

Jesualdo enalteceu o Poder Judiciário pelo desenvolvimento e aprimoramento do sistema eletrônico que garante agilidade e comodidade aos usuários e lembrou que a Constituição Federal em seu artigo 5º garante acesso gratuito as certidões públicas que visem a defesa de direitos ou esclarecimentos de situação pessoal. “Um avanço do Poder Judiciário e do Estado de Rondônia ao fazer valer esses direitos”, ressaltou Jesualdo.

O deputado esclareceu que as certidões cíveis e criminais são solicitadas por vários órgãos públicos ao cidadão que participe de concursos ou de empresas que se habilitem às licitações.

Hoje o Tribunal de Justiça se adequou a Lei aprovada pela Assembléia Legislativa e a emissão da certidão agora ocorre gratuitamente e com a facilidade de ser emitida também pelo site do judiciário no link: www.tjro.jus.br/certidaoonline.

Para a emissão é necessário apenas informar o número do CPF ou no caso de empresas o CNPJ.

Outro beneficio exposto pelo deputado com a funcionabilidade da Lei é quanto ao desafogamento dos Fóruns, que antes precisavam emitir esse volume de certidões nas comarcas. “São vantagens conquistadas que facilitaram a vida das pessoas que necessitavam desde serviço”, garantiu Jesualdo Pires lembrando que Rondônia é um dos 14 Estados da Federação que não cobra taxa para a emissão destes documentos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura