Rondônia, 20 de janeiro de 2026
Política

Lei de regularização fundiária já é realidade e primeiros títulos são entregues em Rondônia

O agricultor Adinaides da Silva Ferreira possui uma propriedade no PA Martim Pescador no município de Urupá. O imóvel é avaliado em 74 mil reais e tem menos de um módulo fiscal. No entanto, Adinaides não era dono de fato do seu imóvel, pois não possuía o título de posse. Pois esta realidade mudou. Adinaides é um dos beneficiados pela nova lei de regularização fundiária e já recebeu o documento de posse da sua terra, gratuitamente.

Como Adinaides, milhares de outros rondonienses serão beneficiados pela "regularização fundiária em Rondônia que finalmente está saindo do papel e já é uma realidade", como afirmou o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO). Mosquini participou da entrega de títulos de propriedade em Urupá na última semana. A solenidade aconteceu no PA Martim Pescador, distrito de Nova Aliança, em Urupá, e foi feita a entrega de mais de 40 títulos a produtores rurais, já sob a tutela da nova lei de regularização fundiária 13465/2017.


A solenidade de entrega dos títulos foi coordenada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e teve a participação de federações e sindicatos de trabalhadores ruais,do prefeito de Urupá Célio Long, vereadores e centenas de agricultores. Urupá foi o primeiro município a ser contemplado na retomada da titulação de assentamentos coordenados pelo Incra.

"Além da entrega dos títulos definitivos de posse, deve ser comemorada também a isenção do pagamento. Os títulos foram entregues com a certidão de quitação financeira. A gratuidade é amparada pela nova lei para propriedades de até um módulo fiscal", afirmou Mosquini. Cerca de 95% das propriedades rondonienses são de até um módulo fiscal (60 hectares).

Mosquini, um dos grandes defensores e articuladores da nova lei de regulrização fundiária no Congresso Nacional, elogiou a atuação de Brito do Incra à frente do órgão e afirmou que serão entregues outros títulos em diversos municípios e mais 200 títulos para o assentamento Martim Pescador, com entrega até o final do ano.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Anderson Dias é o novo presidente do PRD em Rondônia

Vereador Adalto acompanha tratativas para resolver rompimento de tubulação da Caerd

“Não digo que dessa água nunca beberei, mas dificilmente volto atrás”, diz governador sobre candidatura ao Senado

Expedito Netto será recebido pelo presidente Lula, e o dirigente nacional do PT, Edinho Silva