Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Léo Moraes repudia ações de coronel que comanda folha de pagamento do governo

As ações do coronel Delner Freire à frente do comitê gestor da folha de pagamento do Governo de Rondônia, foram repudiadas na Assembleia Legislativa, durante pronunciamento do deputado Leo Moraes (PTB), em sessão plenária desta terça-feira (15). Segundo ele, o coronel se sente acima das instituições, ignorando pareceres até do Ministério Público Estadual.

De acordo com Leo Moraes apesar de embasamentos jurídicos encaminhados por parte de diversas secretarias estaduais, o coronel Delner Freire ignora completamente, prejudicando milhares de servidores, que buscam receber direitos como abono permanência, licença prêmio, pecúnia, dentre outros.

Ao registrar seu desagravo ao coronel, o deputado Leo Moraes disse que enquanto o coronel ignora direitos sagrados dos servidores,  o mesmo não acontece com seus amigos. “Aos amigos do rei tudo, aos demais nada”, complementou.

Para o parlamentar, um gestor deve ter lisura nos processos, resguardar direitos, e precisa principalmente respeitar os servidores públicos em sua integralidade.

Sócio-educadores

Outro tema focalizado pelo deputado Leo Moraes em pronunciamento na Assembleia Legislativa, foi com referência a defasagem de sócios-educadores nas unidades que abrigam jovens que tenham cometido atos infracionais. Segundo ele, as unidades atuais parecem masmorras, não oferecendo o mínimo de qualidade aos menores infratores, e condições de trabalho aos profissionais que atuam no setor.

O quadro de defasagem (necessidade real) de sócio-educadores é o seguinte: Unidade 1 conta com 97 agentes, defasagem de 55;  Unidade 2 funciona com 42 agentes, defasagem de 30;  Unidade Provisória conta com 33, mas há carência de 30 profissionais;  Unidade Feminina com 43 agentes, faltando 10 e por último a Equipe de Escolta que conta com 12 sócios, mas existe uma carência superior a 15 profissionais.

Ao concluir, o deputado Leo Moraes agradeceu ao governador Confúcio Moura (PMDB), ao autorizar a convocação de 152 agentes penitenciários, que em breve estarão tomando posse. Informou ainda, que o restante da turma de concursados também será convocada, conforme acordo judicial.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia

Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste

Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023