Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Política

Luiz Cláudio relata projeto em benefício do café brasileiro

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) foi o relator do Projeto de Lei nº 1.713/2015 de autoria do deputado federal Evair de Melo que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade.


Segundo Luiz Cláudio, a proposição do deputado Evair de Melo, estabelece diretrizes e orientações para a formulação e execução de uma política pública de estímulo à produção, industrialização e comercialização de cafés de categorias superiores.

O objetivo é elevar o padrão de qualidade do produto brasileiro, por meio de estímulo à produção, industrialização e comercialização de cafés de categorias superiores.

Segundo Luiz Cláudio, a proposição do deputado Evair de Melo, estabelece diretrizes e orientações para a formulação e execução de uma política pública de estímulo à produção, industrialização e comercialização de cafés de categorias superiores.

Após cuidadosa análise da matéria, avaliamos que a proposição é meritória e bastante oportuna para a melhoria da qualidade dos cafés do País.

Contudo, considerando as diversas sugestões recebidas nas consultas e audiências públicas realizadas, entendemos que pequenos ajustes de texto precisam ser realizados para o aperfeiçoamento da proposição.

Neste sentido, para que a Política de Qualidade do Café possa beneficiar os produtores de todos os tipos de café do País, deve ser explicitado que se destina à melhoria da qualidade de cafés das espécies Coffea arábica e Coffea canephora. Sendo a espécie Coffea canephora, apenas as variedades conhecidas como “robusta” ou “conillon”.

Além disso, para garantir a boa formulação, adequação e implementação da Política, respeitando o arcabouço institucional existente, é fundamental delegar ao Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) o desenho de seus instrumentos, sobretudo no que se refere às linhas de financiamento propostas.

Assim, nosso parecer é pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.713/2015, com as emendas que propomos para seu aperfeiçoamento.

“Temos que valorizar a produção do café brasileiro que é um dos melhores do mundo e trás dividendos econômicos para o país”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília