Marcelo Cruz realiza audiência pública para discutir implantação de energia elétrica na comunidade de Cavalcante
O deputado estadual Marcelo Cruz (PATRIOTA), é o autor do requerimento da audiência pública que ocorrerá na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (27), às 14 horas, no auditório da casa de leis. O tema da audiência tratará sobre a implantação de energia elétrica para o baixo madeira, especificamente para a comunidade de Cavalcante. Foram convidados diversas autoridades, como representantes do Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério de Minas e Energia, bem como o Presidente da Energisa, e outros.
A comunidade de Cavalcante surgiu a partir da enchente histórica do rio Madeira em 2014, quando todo o baixo madeira foi atingido, levando milhares de famílias a ficarem desabrigadas. Atualmente a comunidade está organizada, e mais de 150 famílias moram no local, onde sobrevivem da agricultura familiar, mas precisam do mínimo para o seu desenvolvimento, sem a qual é impossível progredir.
Segundo o deputado Marcelo Cruz, é inadmissível que em pleno século XXI comunidades inteiras viverem na escuridão, dependendo da lamparina, ou do elevado custo da energia de motor a diesel, que chega a R$ 8,00 por litro na região. “Somos exportadores de energia para os grandes centros, cedemos nossas belezas naturais, perdemos nossa cachoeira do Teotônio, e ficamos apenas com os prejuízos. Hoje temos a energia mais cara do país, e nossas comunidades ribeirinhas ainda não se recuperaram dos impactos ambientais, devido à presença das usinas. Não aceitaremos que a comunidade de Cavalcante fique nenhum dia a mais sem energia, e estarei cobrando junto aos órgãos fiscalizadores, e aqui nesta casa”, falou o deputado.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura