Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Marcos Rogério derruba medida que impedia enquadramento de servidores

Há anos servidores do ex-Território de Rondônia lutam para conseguir a transposição para os quadros da União. O processo tem sido demorado e desgastante e mesmo aqueles que possuem todos os requisitos encontram dificuldades para o enquadramento federal, já que o art.33 da portaria nº 8.382, de 31 de outubro de 2019, impede o processo administrativo de transposição dos servidores dos ex-territórios que tenham ação judicial, em andamento, sobre o tema.
Nesta quarta-feira, em reunião no Ministério da Economia, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) fez um apelo para que a medida fosse derrubada. “Impedir a transposição de quem judicializou o caso não é razoável. A esfera judicial não interfere na esfera administrativa”, argumentou o parlamentar. Em resposta ao pedido, o Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, anunciou que o artigo será revogado na próxima semana.
Segundo Marcos Rogério, com a revogação do artigo, todos os servidores que preenchem os requisitos serão transpostos para os quadros da União. “Ainda temos muito trabalho a fazer pela transposição dos servidores dos ex-territórios, mas esse já é um passo importante na luta por esses trabalhadores”, comemorou o parlamentar rondoniense.
Ainda durante a reunião sobre o processo de enquadramento dos servidores, que contou com a presença de outros parlamentares da bancada de Rondônia, o Ministério da Economia assumiu o compromisso de rever a situação dos professores considerados leigos que tiveram o requerimento de transposição indeferidos, o enquadramento no Nível Intermediário dos técnicos que ingressaram com Nível Auxiliar e, ainda, agilizar a regulamentação dos aposentados e pensionistas.
“A transposição é uma questão de justiça, já que os servidores já integravam os quadros da União quando foram transferidos para Rondônia. Além disso, nossa história foi forjada com o esforço e dedicação dessas pessoas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Rondônia no período de transformação do ex-território em Estado. Nada mais justo que reconheçamos isso! ”, concluiu o senador.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais