Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Política

Marcos Rogério e mais dois senadores tentam tirar Renan Calheiros da CPI da Covid no STF

O senador Marcos Rogério (DEM) assinou nesta terça-feira (27) Mandado de Segurança junto com os colegas Jorginho Mello (PL) e Eduardo Girão (Podemos) e encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspeição dos senadores Jader Barbalho (MDB) e Renan Calheiros (MDB) na CPI da Pandemia por ambos serem pais de governadores, eventuais alvos dos trabalhos de investigação. A questão foi suscitada na abertura na instalação da CPI, mas o presidente Omar Aziz (PSD) não levou em consideração e manteve Renan Calheiros na relatoria. Reconhecida a suspeição, Marcos Rogério também aguarda que o STF impeça o parlamentar, pai do governador Renan Filho (Alagoas), de relatar a CPI.

Até o final da noite de ontem, havia 173 pedidos de requerimento dos senadores que serão avaliados pela CPI. Marcos Rogério apresentou pelo menos 8, reforçando o pedido de investigação dos repasses dos recursos federais a estados e municípios. O parlamentar lembra que pelo menos 80 operações da Polícia Federal foram realizadas para apurar desvios de verbas destinadas ao combate da Covid-19.

Rondônia também foi alvo

O Estado de Rondônia também foi alvo de operação da Polícia Federal. Em julho de 2020, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) adquiriu mais de R$ 10 milhões de kits de testes rápidos para o Coronavírus e adiantou R$ 3 milhões para uma empresa. Nas investigações foram apurados indícios de irregularidades na dispensa de licitação para compra dos testes, que não possuíam registro na Anvisa, e superfaturamento no valor de cada unidade adquirida, comparado ao preço ofertado em chamamento público realizado pela Superintendência Estadual de Licitações (Supel). Na época, o RONDONIAGORA acompanhou o assunto. Clique aqui e confira

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura