MELKI E A ESPOSA ESTÃO FORA DA DISPUTA EM VILHENA, DEFINE TRE; PROPAGANDA DEVE SER CESSADA
O ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon foi afastado da disputa eleitoral nesta quarta feira. A decisão, que ainda cabe recurso, é do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), mantendo parte da sentença da 4ª Zona Eleitoral que indeferiu o registro de por falta de moralidade imoralidade para exercício do mandato eletivo, rejeição de contas, e quitação extemporânea de multa eleitoral. A esposa do ex-prefeito, Rosani Terezinha Pires da Costa Donadon, candidata a vice-prefeita, também havia sido impugnada por falta de moralidade, e perdeu o registro pelos problemas do marido. É que o deferimento de candidaturas somente pode ocorrer se os dois pretendentes na chapa majoritária estiveram aptos a disputa.
O pedido que culminou com o indeferimento da candidatura de Melki partiu do Ministério Público Eleitoral e do PPS, PSB, PRP e PTN. Já com relação à recorrente Rosani Donadon foi o Ministério Público Eleitoral, PPS e PRP que pediram a impugnação.
O relator dos recursos de Melki e Rosani foi o Juiz Paulo Rogério José.
Os juízes do TRE decidiram acatar o recurso de Melki Donadon e reformaram parcialmente a sentença do juízo de primeiro grau, indeferir o registro de candidatura pela rejeição das contas, com base na alínea g, do inciso I, do artigo 1º, da Lei Complementar n. 64/90, e por ausência de quitação eleitoral. Por maioria, também se decidiu pelo impedimento do prosseguimento da propaganda política.
Com relação a Rosani Donadon, apesar do Tribunal ter decidido pelo deferimento de seu registro (por não haver condenação transitada em julgado), a sua candidatura, mesmo assim, resta prejudicada em conseqüência do disposto no artigo 48 da Resolução TSE n. 22.717/08 ([...] o registro da chapa majoritária somente será deferido se ambos os candidatos forem considerados aptos, não podendo este ser deferido sob condição).
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais