Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

MINISTÉRIO PÚBLICO JÁ PEDIU IMPUGNAÇÃO DE 25 CANDIDATOS EM PORTO VELHO

De acordo com o calendário eleitoral 2012, às 19h desta sexta-feira, 13 de julho, termina o prazo para candidatos, partidos, coligações ou o ministério público eleitoral impugnarem os pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligação.



Em Porto Velho a 2ª Zona Eleitoral, que é competente para julgar os pedidos de registro de candidatura, recebeu 9 registros de candidatos a prefeitura e outros 387 de candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal.

Além das partes antes mencionadas, qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos pode dar ao juízo eleitoral notícia de inelegibilidade mediante petição fundamentada, apresentada em duas vias.

Em Porto Velho a 2ª Zona Eleitoral, que é competente para julgar os pedidos de registro de candidatura, recebeu 9 registros de candidatos a prefeitura e outros 387 de candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal.

Em relação à Reserva de Vagas o sistema eleitoral aponta que 71,83% dos candidatos registrados em PVH são do sexo masculino e 28,17% são mulheres. “A questão da reserva mínima de candidaturas para cada sexo, estabelecida pelo 2º, Art. 20 da Resolução 23.373 TSE, e o atendimento de tal norma pelos Partidos e Coligações, sem dúvidas, será matéria que exigirá muito dos Juízes Eleitorais. A equação volume de processos a serem analisados divididos pelo prazo para emissão de julgamento demonstra a grandiosidade do nosso desafio, contudo é elogiável o empenho demonstrado pelos servidores da Justiça Eleitoral, em especial os da 02ª Zona Eleitoral”, afirmou o magistrado Carlos Augusto Teles de Negreiros, Juiz titular da 02ª ZE.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia