Rondônia, 13 de novembro de 2024
Política

Mobilização de garis arquiva projeto que cria gari comunitário

|
da Assessoria

Uma mobilização realizada nesta quarta-feira pela vereadora Ellis Regina, o Sindeprof e uma grupo de garis da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) conseguiu a retirada de pauta e o arquivamento do projeto autorizativo 4678/2024, que criava a figura do “Gari Comunitário”, dentre outras previsões. 

O projeto seria votado hoje em sessão extraordinária sem discussão da matéria com a categoria. Os garis foram pegos de surpresa e foram convocados às pressas pela direção do Sindeprof para comparecerem à sessão e pressionar pelo arquivamento da proposta. 

Antes da sessão a vereadora Ellis Regina pediu uma audiência de urgência com o presidente da Casa, Márcio Pacele, para debater o assunto, com a presença de uma comissão de servidores e do sindicato da categoria, representado pelo presidente Felisberto Leal. 

Após várias explicações, o vereador Joel da Enfermagem, autor do projeto, concordou em retirar o projeto de pauta e pedir o arquivamento. Já na sessão, Ellis se pronunciou oficialmente em plenário e falou um pouco sobre a longa história de luta dos garis contra a terceirização da limpeza pública. 

“Já passamos por situação como essas em outras administrações. Vimos que em outros setores essa questão (da terceirização) não funciona. O que se precisa é realizar concurso público”, disse Ellis ao lembrar que o último certame para contratação de garis feita pelo município foi em 2012. 

Ao finalizar, a vereadora deixou uma mensagem de confiança aos garis e ao restante dos servidores municipais. “Continuaremos atentos no parlamento para que nada que seja nocivo aos garis e ao servidor público municipal seja votado e aprovado. Obrigado pelo apoio de todos vocês”, disse.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Comissão de Infraestrutura aprova requerimento do senador Jaime Bagattoli para que ministro dos Transportes esclareça situação da Ponte Binacional

Caso direção nacional do MDB opte por indicar vice de Lula, Mosquini deixa partido

Prefeito eleito fecha parceria com vereadores; um deles pode virar secretário

Ao proibir a produção de bioinsumos, Brasil encarece alimentos e penaliza o pequeno produtor, diz senador Jaime Bagattoli