Mobilização de garis arquiva projeto que cria gari comunitário
Uma mobilização realizada nesta quarta-feira pela vereadora Ellis Regina, o Sindeprof e uma grupo de garis da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) conseguiu a retirada de pauta e o arquivamento do projeto autorizativo 4678/2024, que criava a figura do “Gari Comunitário”, dentre outras previsões.
O projeto seria votado hoje em sessão extraordinária sem discussão da matéria com a categoria. Os garis foram pegos de surpresa e foram convocados às pressas pela direção do Sindeprof para comparecerem à sessão e pressionar pelo arquivamento da proposta.
Antes da sessão a vereadora Ellis Regina pediu uma audiência de urgência com o presidente da Casa, Márcio Pacele, para debater o assunto, com a presença de uma comissão de servidores e do sindicato da categoria, representado pelo presidente Felisberto Leal.
Após várias explicações, o vereador Joel da Enfermagem, autor do projeto, concordou em retirar o projeto de pauta e pedir o arquivamento. Já na sessão, Ellis se pronunciou oficialmente em plenário e falou um pouco sobre a longa história de luta dos garis contra a terceirização da limpeza pública.
“Já passamos por situação como essas em outras administrações. Vimos que em outros setores essa questão (da terceirização) não funciona. O que se precisa é realizar concurso público”, disse Ellis ao lembrar que o último certame para contratação de garis feita pelo município foi em 2012.
Ao finalizar, a vereadora deixou uma mensagem de confiança aos garis e ao restante dos servidores municipais. “Continuaremos atentos no parlamento para que nada que seja nocivo aos garis e ao servidor público municipal seja votado e aprovado. Obrigado pelo apoio de todos vocês”, disse.
Veja Também
Caso direção nacional do MDB opte por indicar vice de Lula, Mosquini deixa partido
Prefeito eleito fecha parceria com vereadores; um deles pode virar secretário