Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

“Moratória da soja é um desrespeito à legislação nacional e aos nossos produtores”, diz senador Jaime Bagattoli após audiência pública

|
da Assessoria

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado discutiu, nesta semana, os impactos da moratória da soja no setor produtivo. A audiência reuniu parlamentares e entidades do setor agrícola.

Mesmo em compromisso na 2ª Cúpula Agro Global, o senador Jaime Bagattoli (PL) participou no início da audiência de forma virtual. Bagattoli, que é um dos maiores críticos da medida, detalhou os impactos econômicos e sociais que a moratória da soja tem sobre o país.

“É um desrespeito à legislação nacional e aos nossos produtores. Eu já venho há tempos enfrentando essa medida injusta e defendendo a integridade do setor produtivo, assim como eu venho defendendo a posição do estado de Rondônia que não entrou em conciliação com a moratória, pois acreditamos ser um acordo unilateral e ilícito que prejudica o produtor rural do Brasil”, declarou o senador.

Na prática, a moratória da soja busca garantir que a soja cultivada na Amazônia e comercializada não tenha relação com desmatamentos ocorridos após o ano de 2008, mesmo que a abertura dessas áreas tenha sido permitida pelo Código Florestal.

“Nos estados da Amazônia temos a obrigação de manter 80% da floresta em pé, mas também temos o direito de converter o restante para a agricultura. Mesmo com isso bem claro, temos aqui um acordo que discrimina os produtores que tanto têm se esforçado para conciliar a produção com a preservação ao meio ambiente”, acrescenta o senador.
 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa