Moreira Mendes critica veto ao projeto de criação de municípios
O deputado Moreira Mendes, líder do PSD, fez uso do plenário, nessa terça-feira (2), para criticar a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) em vetar integralmente o projeto que previa a criação, emancipação e fusão de municípios. O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal (PLS 104/14 Complementar), e só dependia da sanção presidencial para ser colocado em prática.
Caso fosse aprovado, o projeto possibilitaria que ao menos 200 novas cidades fossem criadas no Brasil. Mais do que usar a prerrogativa constitucional de vetar, a presidente da República desrespeitou a decisão do Congresso Nacional, virou as costas para quem mais precisava. Isto é um tapa na cara principalmente da população da região Norte, de Rondônia, do Pará, que tem distritos que ficam a mil quilômetros da sede do município, desabafou.
Moreira destacou que a aprovação do projeto já havia sido discutida entre líderes de partidos e que o governo participou ativamente da construção do novo texto. Os líderes do governo acompanharam toda a construção do projeto de forma integral, tanto na Câmara quanto no Senado. Nós estamos num vazio legislativo e o governo não tem o direito de tirar a expectativa da população que acredita ser possível transformar seu distrito em município. O primeiro texto vetado data de 2002, quando eu ainda era senador, e agora novamente com um argumento pífio, que sequer tem dez linhas.
Na justificativa, o governo alegou que a criação de novos municípios desencadearia mais despesas para a União. Moreira discordou. Não há despesa. O que pode ocorrer é despesa para o município que vai ser desmembrado e talvez uma minúscula alteração no repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], concluiu.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor