Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

Moreira Mendes reafirma denúncia contra Odebrecht

O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) usou a tribuna da Câmara na tarde desta segunda-feira para falar sobre a constante guerra de liminares em torno da concessão de licença ambiental para construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira. Ele reforçou a denúncia feita na semana passada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que o que está havendo em Rondônia é uma ‘guerra comercial’ entre os consórcios vencedores dos leilões das usinas de Santo Antônio e Jirau. Também alertou que a disputa entre as empresas construtoras está prejudicando o Estado de Rondônia e, por conseqüência, todo o restante do País, uma vez que o prazo de construção e entrega da obra – inicialmente previsto para 2012 - vai ficar comprometido.

“Na verdade, quem está por trás disso, quem patrocina tudo isso é a Construtora Norberto Odebrecht, ganhadora do primeiro leilão da Usina de Santo Antônio. Inconformada por não ter ganhado o segundo leilão da Usina de Jirau, cria todos esses obstáculos. Inclusive é notícia publicada em todos os jornais que os advogados que subscreveram esse pedido de liminar em nome do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais são, na verdade, os mesmos advogados da Odebrecht”, afirmou o deputado.

Moreira Mendes comemorou a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que, em despacho datado da última sexta-feira (5), revogou a liminar concedida pelo Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal em Rondônia e determinou o reinicio imediato das obras. Ele disse, ainda, estar confiante de que as obras da hidrelétrica de Jirau não sofrerão novas interrupções.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto