Rondônia, 15 de novembro de 2024
Política

Mosquini avança em tratativas para implantar corredor de negócios entre Costa Marques e Bolívia

O deputado federal Lucio Mosquini, vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, anunciou nessa quinta-feira (02) um importante avanço nas tratativas com governo boliviano para implantação de uma balsa em Costa Marques. A ação é esperada por muitos pois marca o início de importantes relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia. O congressista promoveu nesta semana, através de videoconferência, uma reunião que envolveu várias autoridades e representantes do governo federal, Receita Federal, Ministério do Meio Ambiente, e o representante da embaixada boliviana, Faleg Valdez Copas, que é primeiro-secretário e encarregado de Negócios.

Durante reunião foi abordado algumas pautas tais como: Estudo de Viabilidade Econômica, Implantação e Alfandegamento da Balsa de Travessia no Rio Guaporé que interligará o município de Costa Marques no à Puerto Ustarez / Departamento do Beni / Bolívia. Mosquini destacou que essa é uma luta que começou no ano de 2015, a pedido do deputado estadual Lebrão. “A receita federal precisa alfandegar essa travessia, nós temos um potencial econômico enorme com a Bolívia”, destacou.

Com a implantação da balsa, Rondônia vai poder vender seus produtos para a Bolívia e fomentar ainda mais o agronegócio na região. A Bolívia possui a maior reserva de sal do mundo, com a nova rota comercial, o Brasil conseguirá importar o sal boliviano que possui um preço irrisório.
“Cerca de 90% de todo sal consumido hoje no Brasil vem do estado de Rio Grande do Norte, são mais de 5 mil quilômetros de distância até Rondônia, isso onera o preço. Vamos poder comprar sal aqui ao lado, na Bolívia, com um preço reduzido, vai melhorar na cozinha sem falar os produtores de gado que terão acesso a um sal mais barato”, frisou o Parlamentar.
O deputado Lucio Mosquini tem agenda marcada para final do mês em Costa Marques. O objetivo é promover no dia 30 de setembro uma audiência pública para mostrar para todo comunidade local as vantagens econômicas da Integração Brasil / Bolívia.

Após isso o parlamentar irá em missão oficial até o município de San Joaquim, Departamento do Beni / Bolívia, entregar para a prefeita local o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE.
A missão oficial vai terminar com outra audiência pública que será realizada na sede da Prefeitura Municipal de Trinidad, capital do Departamento do Beni / Bolívia. “É preciso construir essa relação comercial, nossa finalidade é valorar o potencial de integração e desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Guaporé. Não tenho dúvidas que estamos construindo um grande corredor de integração econômico-comercial, cultural e turística em Rondônia” finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras