Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Política

Mosquini vota favorável a PEC do Pacto Federativo para ajudar municípios

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu durante esta semana a votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo (172/12). A PEC proíbe a lei federal de impor ou transferir qualquer encargo ou a prestação de serviços aos estados, ao Distrito Federal ou aos municípios sem a previsão de repasses financeiros necessários ao seu custeio. A matéria será enviada ao Senado.
O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB/RO) afirmou que esta PEC é de extrema importância e faz justiça a estados e municípios: "O pacto federativo precisa ser pra valer e não apenas na teoria. Na prática a União é a grande arrecadadora e historicamente tem transferido cada vez mais atribuições para estados e municípios. Eu vejo os municípios rondonienses em dificuldades financeiras e assumindo cada vez mais responsabilidades mas sem ter a contrapartida financeira. Esta PEC pretende corrigir esta distorção"
De autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), a proposta foi aprovada na terça-feira (22) por 381 votos a 40 e 7 abstenções, na forma do substitutivo da comissão especial. Nesta quarta-feira (23), os deputados votaram os destaques ao texto do relator, deputado Andre Moura (PSC-SE).
Na apreciação dos destaques, os deputados aprovaram uma de autoria do PPS, que retirou do texto a aplicação das novas regras ao pagamento dos pisos salariais de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. O destaque foi aprovado por 422 votos a dois.
"A aprovação do destaque foi importante porque tranquiliza estes profissionais em relação ao seu piso", ponderou Mosquini.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa