MP MOVE PRIMEIRA AÇÃO PENAL CONTRA BANDO E DENUNCIA VALTER E MAIS NOVE POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Centro de Atividades Extrajudicias (Caex), ajuizou nesta segunda-feira (28) a primeira ação penal contra o Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo, e mais nove investigados da Operação Termópilas, deflagrada pelo MP e Polícia Federal no último dia 18. O grupo foi denunciado pelo crime de formação de quadrilha em organização criminosa, previsto no artigo 288 do Código Penal, combinado com a Lei 9034/95.
Para o MP, os denunciados incorreram nas sanções do artigo 288 do Código Penal e demais dispositivos da Lei 9.034/1995. Com relação a Valter Araújo, incide também o artigo 62, inciso I, do Código Penal, que é circunstância agravante da pena, em razão de ele ser o líder do grupo.
De acordo com o Ministério Público, o grupo, capitaneado por Valter Araújo, instalou de forma estável e permanente verdadeira organização criminosa no Poder Público Estadual. A quadrilha formada pelos denunciados tinha por finalidade cometer crimes de toda ordem contra a Administração Pública, a exemplo de corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa, extorsão, falsidade ideológica, fraude a licitações, peculato e lavagem de dinheiro, dentre outros, no intuito primordial de enriquecer ilicitamente com recursos dos cofres públicos. Cada um dos denunciados desempenhava tarefas e atos para o alcance dos obejtivos da organização criminosa.
Para o MP, os denunciados incorreram nas sanções do artigo 288 do Código Penal e demais dispositivos da Lei 9.034/1995. Com relação a Valter Araújo, incide também o artigo 62, inciso I, do Código Penal, que é circunstância agravante da pena, em razão de ele ser o líder do grupo.
Outras ações penais e ações civis públicas de improbidade administrativa deverão ser propostas nos próximos dias.
Veja Também
Confira em PDF a versão semanal impressa do RONDONIAGORA
Prisões estão sendo mantidas pelo judiciário
JUSTIÇA DE RONDÔNIA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE VALTER ARAÚJO
OAB lidera manifestação na Assembléia nesta terça-feira
Parecer de Neodi sobre prisão de Valter Araújo deve atrasar
MINISTRA DO STJ RETIRA PODER DA ASSEMBLÉIA EM DECIDIR PRISÃO DE VALTER ARAÚJO
Valter Araújo segue preso na PF e não será transferido
OAB E MOVIMENTO CONTRA CORRUPÇÃO FORMALIZARÃO PEDIDO PARA CASSAÇÃO DE VALTER ARAÚJO E MAIS 7
CCJ LAVA AS MÃOS E ARQUIVA PROCESSO SOBRE FLAGRANTE DE VALTER ARAÚJO
GOLPE GOVERNISTA: GRUPO DE 6 DEPUTADOS TENTA TOMAR MESA DIRETORA À FORÇA
OAB E MOVIMENTOS SOCIAIS PEDEM CASSAÇÃO DE DEPUTADOS; Veja documento
VALTER ARAÚJO TERIA SIDO PRESO EM CONDOMÍNIO - Notícia atualizada
OPERAÇÃO TERMÓPILAS COMPLETA TRÊS ANOS COM LÍDER DO BANDO NA CADEIA; Vídeo relembra o dia
CONDENADO POR CORRUPÇÃO DEVE MESMO PERDER CARGO PÚBLICO, DECIDE TJ