Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Política

MS forma comissão para analisar Intoxicação por DDT em 90 dias

Um prazo de 90 dias para que uma comissão multidisciplinar possa avaliar a situação dos servidores da Funasa atingidos pelo DDT e para que seja também apresentada uma solução para esses problemas. Isso foi o que ficou decidido em reunião no Ministério da Saúde entre Marcos Vinicius Quito, Secretário de Vigilância de Saúde com o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Gilson Carvalho, presidente da Funasa e representantes daquele órgão.
A reunião, solicitada por Mauro Nazif, serviu para que parâmetros sobre a intoxicação com DDT fossem definidos, já que, segundo o deputado, outros tipos de doença adquiridas no trabalho são facilmente aceitas pelo Ministério da Saúde, enquanto que um quadro de intoxicação com DDT, que vem matando antigos servidores da Funasa, nunca foi aceito pelo ministério.
Diante da alegação do secretário de vigilância, de que a equipe do ministério é nova, Nazif alertou que a equipe pode ser nova, mas o problema é antigo e que tem que ter uma solução agora, pois as mortes pela intoxicação continuam acontecendo.
Após as discussões, chegou-se ao acordo de que todos os órgãos envolvidos na questão iriam nomear representantes e que essa comissão, formada também com servidores do ministério, terá um prazo de 90 dias para apresentar um quadro detalhado do problema e quais soluções o ministério poderá disponibilizar a partir daí, em benefício das vítimas comprovadas do DDT.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador Thiago Tezzari viabiliza cursos profissionalizantes em Jaci-Paraná

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro