Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Na reta final para as prévias, Cláudio Carvalho conquista mais adesões

O vereador licenciado e secretário municipal de Transportes, Cláudio Carvalho, conquistou mais adesões na reta para o primeiro turno das prévias que será realizado no próximo dia 25. A tendência Movimento Partido dos Trabalhadores (MPT) divulgou carta aos seus membros comunicando a decisão de caminhar com Cláudio na corrida sucessória dentro da legenda por entender que ele reúne as melhores condições para formar um amplo arco de aliança. Nas últimas semanas, o vereador reforçou o grupo de apoiadores após reuniões com a militância, colocando seu projeto político para Porto Velho.


Movimento PT – MPT

Carta aos pré-candidatos, as pré-candidatas, e a militância do PT

Movimento PT – MPT

Carta aos pré-candidatos, as pré-candidatas, e a militância do PT

Anda! Quero te dizer nenhum segredo, falo nesse chão, da nossa casa. Vem que tá na hora de arrumar... [...] Vamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão, para construir a vida nova [...].
Beto Guedes

1. As eleições constituem o mais significante espaço de debate programático e de disputa de hegemonia política na sociedade. Esses processos são vitais aos partidos políticos e servem para discutir e repensar suas propostas e bandeiras que possam mobilizar os vários segmentos sociais. O quadro eleitoral, em 2012, impõe ao Partido dos Trabalhadores (PT) duros desafios para sagrar-se vitorioso e manter-se na gestão da Prefeitura Municipal de Porto Velho-RO.

2. As vitórias do PT em Porto Velho, nas eleições de 2004 e 2008, marcaram uma inflexão na tradicional arena política regional. A principal dela diz respeito ao deslocamento da agenda política da seara das forças tradicionais e conservadoras para o campo das forças progressistas, registrando em Rondônia o avanço da esquerda e do PT no Brasil. Tais mudanças não operaram somente no campo eleitoral, mas alicerçaram o redirecionamento das políticas públicas para a inclusão social, o que permitiu a presença do poder público municipal nas diversas regiões da cidade e do campo que sistematicamente foram excluídas dos benefícios do Estado.

3. Com uma agenda programática e propositiva o PT soube dialogar com a sociedade em Porto Velho, e com a incorporação dos programas sociais e estruturantes do Governo Lula reafirmou sua opção pelos mais pobres e desfavorecidos, melhorando, significativamente o atendimento dos serviços públicos no município.

4. Nessa eleição, a escolha da candidatura majoritária para a prefeitura de Porto Velho impõe um imperativo de grandeza política ao Partido, sendo fundamental a unidade do PT. A tendência interna Movimento PT - MPT reconhece que o processo de prévia assume relevância para o debate e para as manifestações dos militantes, o que aprofunda a democracia interna no PT. A partir desse entendimento, a MPT realizou reuniões e consultas, dialogando com todas as pré-candidaturas, tratando dos compromissos que cada uma possui com o Partido, com o município e com a sociedade, o que nos leva a concluir que o Partido estará bem representado, dada a maturidade, compromisso e qualidade das candidaturas postas neste processo. Após exaustivo debate interno, a MPT optou por caminhar nesta prévia com a pré-candidatura do Vereador Cláudio Carvalho.

5. Nessa leitura, avaliamos que o companheiro Cláudio Carvalho apresenta condições para construir um arco de alianças que dão sustentação à necessária unidade do Partido. Considerando sua inserção e participação ativa como Sindicalista, Presidente do PT, Vereador e Secretário Municipal, nas discussões sobre o PT e sobre o município de Porto Velho, sua candidatura representa a emergência de uma nova liderança no Partido, que mobiliza a militância e permite pensar novas relações harmônicas, respeitosas e pactuadas. Nessa perspectiva, o Partido precisa construir diálogos fraternos a altura dos desafios postos e se projetar com protagonismo e alternativa no debate eleitoral. Os adjetivos políticos do companheiro Cláudio Carvalho constituem elementos relevantes para se construir uma candidatura forte e capaz de estabelecer acordos e alianças para lograrmos vitória em Porto Velho. Reconhecemos que a principal aliança é com a militância do PT, que se qualifica como força imprescindível na vida partidária e nas campanhas eleitorais, exercendo papel orgânico crucial nos debates com os variados segmentos sociais.

6. Assim, a Movimento PT, no exercício de sua capacidade política e orgânica, a partir da ação de sua militância, convoca o Partido dos Trabalhadores a abraçar a pré-candidatura do companheiro Cláudio Carvalho, como reflexo da solidariedade e garra que tem marcado nossas lutas e sonhos na sustentação do Governo Dilma, para construir as mudanças sociais necessárias a população portovelhense.

Porto Velho, 09 de março de 2012.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais