Nazif comemora vitória do projeto de odontólogos nas UTIs
A presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional das unidades de terapia intensiva UTIs será obrigatória para os cuidados da saúde bucal do paciente.
Isso é o que trata o Projeto de Lei 2776 de 2008, de autoria do deputado Neilton Mulim, aprovado por unanimidade na Comissão de Seguridade Social e Família, e que conta com o apoio incondicional do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO). Mauro, inclusive, fez um trabalho de conscientização junto aos demais deputados pela necessidade da aprovação do projeto.
Nazif, que é médico, explicou a relevância do projeto, salientando que os pacientes internados em Unidades de Terapia intensiva (UTIs) devem receber - como o próprio nome sugere - cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs.
Veja Também
Emenda Constitucional que permite acúmulo de cargos por militares entra em vigor em Rondônia
Senado aprova relatório de Marcos Rogério para evitar apagão na fiscalização de serviços essenciais