Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

No mês das convenções, partidos devem deixar para último dia escolha e homologação de candidaturas

Autorizadas a partir do dia 10 deste mês de junho, as convenções partidárias para escolha e homologação de candidaturas só devem acontecer no último dia autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo menos em Porto Velho, os partidos pretendem aguardar o desfeche da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta em pouco mais de 8 mil o número de vagas para Câmara de Vereadores em todo País, seguindo critérios do número de habitantes. No caso da Capital, com quase 370 mil habitantes, pela matéria a Câmara somaria mais 7 cadeiras, subindo para 23 vereadores. A PEC será votada em segundo turno na Câmara na próxima quarta-feira. Se aprovada, segue para o Senado, onde também será discutida e votada em dois turnos. A proposta precisa ser aprovada até 30 de junho, data final das convenções, para valer nestas eleições municipais.


10 de junho – terça-feira

1. Data a partir da qual é permitida a realização de convenções
destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/97, art. 8º, caput).
JUNHO DE 2008
10 de junho – terça-feira

1. Data a partir da qual é permitida a realização de convenções
destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/97, art. 8º, caput).
2. Data a partir da qual, até o dia 30 de junho de 2008,
dependendo do dia em que os partidos políticos ou coligações escolherem seus candidatos, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção
(Lei nº 9.504/97, art. 45, § 1º).
3. Data a partir da qual os feitos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança (Lei nº 9.504/97, art. 94, caput).
4. Início do período para nomeação dos membros das mesas
receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Resolução nº 21.726, de 27.4.2004).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto