Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

NO TSE, DAVID ERSE DIZ QUE FOI ENVOLVIDO EM TRAMA DE NAZIF E QUE ESTÁ SENDO DISCRIMINADO PESSOALMENTE PARA REQUERER MANDATO DE VOLTA

O ex-vereador de Porto Velho Davi de Menezes Erse (PCdoB) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a cassação do seu mandato por infidelidade partidária. Ele alega grave discriminação pessoal para ter deixado o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele acusa a direção da legenda de lhe fechar as portas para futura indicação como candidato à prefeitura da capital.

A defesa do vereador sustenta que ele foi “diplomática e sutilmente convidado a se retirar do PSB” pelos irmãos Mauro e Gilson Nazif, respectivamente presidente e vice-presidentes do diretório regional da legenda. De acordo com Davi Erse, o próprio Mauro Nazif, que é deputado federal, pretenderia disputar as eleições municipais. Ele contou em seu depoimento que fechou um acordo com os dois irmãos para abandonar o PSB para se candidatar à prefeitura por outra agremiação.

De acordo com a defesa, o vereador foi envolvido por uma “sutil e delicada trama” para que deixasse a sigla por parte dos irmão Nazif que teriam se aproveitado da inexperiência política e partidária de Davi Erse. A desfiliação, argumentam, teria ocorrido pela ação discriminatória praticada pelos dirigentes do PSB. O advogado do vereador também questionou a própria constitucionalidade da cassação, alegando que não há previsão legal de punição com perda de mandato para quem abandonar um partido.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) refutou os argumentos do vereador assinalando, no acórdão do julgamento, que a alegação de falta de espaço dentro do partido não caracteriza motivo para abandono de legenda, o que é “inerente ao jogo político”. Para o Regional, disputas ou querelas internas devem ser resolvidas no seio da própria agremiação. “O mandato pertence ao grêmio, aos eleitores, não ao eleito. A mudança injustificada subverte o compromisso do mandatário com o programa que prometeu executar”, destacou o acórdão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais