Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Ouvidor nacional da OAB propõe ampliar acordos de cooperação com STJ, PGR e tribunais superiores

Em entrevista, o advogado Elton Assis, ouvidor-geral nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sugeriu a renovação dos acordos de cooperação com a Procuradoria-Geral da República e o Superior Tribunal de Justiça e ampliar as parcerias com os tribunais superiores e o Ministério Público. “Nesse sentido, quero fomentar com as seccionais para também firmar acordos desta natureza com os Tribunais de Justiça, TRTs e Justiça Federal”, enfatizou o advogado.

Para Elton Assis, muitas demandas que chegam hoje a Ouvidoria relacionam-se com a atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público e até com outros órgãos. “Então, penso que se firmarmos esses acordos de cooperação teremos condições de encaminhar essas demandas aos órgãos competentes e, com isso, poder acompanhar o seu processamento e dar uma resposta a quem nos procurou”, ponderou o ouvidor nacional.

O ideal é criar um mecanismo de troca de informações para agilizar a resposta as demandas que chegam a Ouvidoria Nacional da Ordem. “Se tivermos um acordo de cooperação por meio do qual possamos encaminhar e acompanhar o desfecho junto ao órgão competente, entendo que estaremos contribuindo para a solução da demanda e, com isso, cumprindo a finalidade da ouvidoria”, acrescentou.

Elton Assis foi indicado para Ouvidoria Nacional do Conselho Federal pelo presidente da OAB, Cláudio Lamachia, no último dia 7 de maio. Desde então, o advogado rondoniense tem acompanhado de perto as ações do organismo, propondo soluções para as demandas, e participando dos julgamentos das sessões do Conselho Federal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa