Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Política

Palácio Rio Madeira será sede do Governo Federal durante reunião entre os presidentes do Brasil e Peru

As tratativas entre o Estado de Rondônia e o governo do Peru, no estreitamento dos laços de interesse entre os vizinhos culminarão em um encontro em Porto Velho, onde o presidente peruano, José Pedro Castillo Terrones, será recebido pelo presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Ao oficializar o convite, na terça-feira (25), em Brasília, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, obteve a confirmação do presidente da República, que este fará uso do seu gabinete no Palácio Rio Madeira no dia 3 de fevereiro.

Bolsonaro ressaltou durante o encontro o reconhecimento que o Governo Federal tem pelos cidadãos rondonienses e a importância do Estado para o desenvolvimento do país. Ele parabenizou os índices do Ranking da Qualidade de Informação Contábil e Fiscal, apurados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em novembro, que elevaram Rondônia aos 91,38 pontos obtendo a 1ª colocação da Região Norte e 3ª do Brasil. “Tenho acompanhado de perto e só tenho a agradecer este resultado”, reforçou o presidente.

Ações

Os projetos do Executivo Estadual, tais como o “Governo no Campo” – que tem o intuito de fomentar a agricultura familiar pelos de serviços de mecanização agrícola e atividades correlatas no campo; o “Tchau Poeira” – com mais de 680 km de asfaltamento urbano, visando melhorias na infraestrutura dos municípios do Estado; e o “Governo na cidade” – que traz revitalização de espaços públicos de uso coletivo nos municípios, foram detalhados durante maior parte da reunião entre o governador e o presidente da República. “Presidente, temos trabalhado fortemente e com projetos aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado estamos implementando rapidamente, seja com nossos recursos, seja com os federais”, pontuou Marcos Rocha.

O governador rondoniense relembrou durante a visita que há encontros regulares junto a embaixada e houve em junho de 2019 um evento em Lima, Capital do Peru, que durou quatro dias e serviu para fomentar a exportação do Estado e atrair investimentos. “Naquela oportunidade fomos retribuir a visita da delegação peruana à Rondônia Rural Show e saímos com perspectivas de negócios que ajudaram nosso Estado nestes dois anos”, concluiu.

O Peru tem se destacado em crescimento na América Latina desde 2009 chegando a 3% em 2015. A mineração no país andino é o seu pilar principal da economia, em que o coloca com um dos maiores produtores de ouro, cobre e prata.

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves; o secretário Sub Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexandre Gonçalves Viana; o Assessor Estratégico da Casa Civil tenente-coronel Felipe Bernardo Vital; e o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Augusto Leonel.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura