Para Acir Gurgacz, hidrelétricas são motivo de orgulho e preocupação
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) alertou para os impactos negativos para Rondônia a construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira. O parlamentar destacou a importância econômica para o Estado as usinas de Santo Antônio e Jirau, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. Mas ele vê com preocupação a questão ambiental.
Em Rondônia, por exemplo, a produção pesqueira é considerada como uma das principais atividades econômicas no Estado, somando aproximadamente cinco mil famílias de pescadores que vivem desta renda. Este impacto é flagrante e inegável pela falta dos peixes e empobrecimento destas famílias.
Acir Gurgacz declarou que falta visão das autoridades ambientais quanto a real importância dessas obras num contexto nacional e internacional. Minha preocupação central é com a sustentabilidade dos pequenos produtores rurais, entre eles os ribeirinhos e pescadores do Rio Madeira, que estão vivendo uma grave crise financeira causada pela diminuição radical de sua produção pesqueira, opinou.
Segundo o parlamentar é necessário corrigir os Projetos Básicos Ambientais (PBA), pois hoje essa faixa da população é diretamente atingida por estas obras. O senador afirmou que se reunirá em breve com representantes de comunidades que estão sendo prejudicadas com a escassez de peixes provocada pelas obras das usinas. "A idéia é encontrar uma solução adequada para todos os envolvidos. Tenho certeza de que chegaremos a um bom termo", afirmou o parlamentar.
Veja Também
Decreto do Governo regulamenta venda de combustíveis em galões e recipientes avulsos
TCU lista obras públicas paradas no Brasil; Porto Velho lidera com 19 projeto suspensos
Thiago Flores repudia ataques de facções e reforça compromisso com a segurança pública em Rondônia