Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Política

Para Amir Lando, união das Comissões pode garantir mais celeridade ao enquadramento

Para o deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) o governo federal está usando uma estratégia muito cruel ao anunciar poucos servidores aptos à transposição para os quadros da União. Na reunião de hoje no Ministério do Planejamento com a presença do sindicalista Jales Moreira (Sinsepol), Manoelzinho (Sintero), governador Confúcio Moura e parte da bancada federal, o Secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, anunciou uma lista com apenas 48 nomes dos mais de 1.700 processos analisados.



Para os técnicos do ministério, os questionamentos são os mesmos: fichas funcionais escritas à lápis, falta de Portaria de nomeação, decretos entre outros.

Na reunião, Amir Lando questionou ainda Sérgio Mendonça e o presidente da Comissão Interministerial da Transposição em Brasília, Geraldo Nicole sobre os servidores dos outros poderes. Para ele, esses trabalhadores do serviço público pertencem à estrutura de Estado e não podem ficar de fora desse benefício.

Para os técnicos do ministério, os questionamentos são os mesmos: fichas funcionais escritas à lápis, falta de Portaria de nomeação, decretos entre outros.

Amir disse que a solução é a união entre os membros das comissões de Rondônia com os de Brasília como forma de agilizar os procedimentos criteriosos da transposição. “Na verdade essa é a primeira reunião onde essas comissões se juntam para discutir e analisar os processos” frisou.

O presidente da Comissão em Brasília, Geraldo Nicole disse que vai enviar para os servidores restantes que estão apresentando problemas documentais, uma carta no prazo de 20 dias para que esses documentos sejam apresentados e com isso, o número de transpostos aumente. Amir quer que essa discussão seja feita ainda essa semana com a PGE e os sindicatos interessados.

“A luta é grande e as discussões são ponto a ponto. Não podemos desanimar”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA LISTA COM 48 SERVIDORES QUE GARANTIRAM TRANSPOSIÇÃO

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais

Assembleia encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Santa Luzia do Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha