Para ter validade, Plebiscito tem que registrar mais de 129 mil comparecimentos
A principal dificuldade para os defensores da emancipação dos distritos da Ponta do Abunã e assim viabilizar a criação do Município de Extrema é com o quórum mínimo para que a votação tenha validade. Os números do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) indicam que em 30 de setembro, estavam registrados 258.191 eleitores. A data é o marco que determina quem deve votar. Segundo entendimento do TSE, será necessário que ao menos 50% do eleitorado apto ao voto compareça às urnas, ou seja, mais de 129 mil eleitores.
A tarefa não será fácil. Um dos maiores municípios do mundo em termos geográficos, Porto Velho conta com 7 zonas eleitorais. A 2 e 6, com eleitorado da área central, a 20 com eleitores a partir do bairro Nossa Senhora das Graças até o Nova Porto Velho, a 21, que congrega os votantes do Agenor de Carvalho ao Ulysses Guimarães, a 22, do Areal da Floresta ao Jardim Eldorado, a 23 dos bairros Aponiã ao 4 de Janeiro e suas adjacências, e finalmente a 24, que congrega todos os assentamentos e distritos.
Ironicamente, a região que deseja a emancipação política reúne o menor colégio eleitoral do Município. A 24ª Zona Eleitoral tem cadastrados 22.378 eleitores. As demais estão assim dispostas:
ZONA 2: 30.170 eleitores
ZONA 23: 47.979 eleitores
ZONA 22: 49.137 eleitores
ZONA 23: 47.979 eleitores
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura