PARTIDOS DEVEM INDICAR NESTA TERÇA INTEGRANTES DA CPI DO LEITE
Os partidos políticos devem indicar nesta terça-feira os deputados que vão integrar a CPI para averiguar indícios de cartel no pagamento do leite aos produtores do Estado. A indicação dos integrantes da comissão acontece após o plenário aprovar requerimento do deputado Jesualdo Pires (PSB) sugerindo a instalação da CPI.
Na semana passada, os deputados Valter Araújo (PTB), Wilber Coimbra (PSB), Valdivino Tucura (PRP), Néri Firigolo (PT), Ezequiel Neiva (PPS), Professor Dantas (PT) e Tiziu Jidalias (PMDB) declararam apoio favorável à instalação da CPI.
Segundo Jesualdo Pires, a finalidade é certificar a suposta existência da criação de cartel na comercialização do produto. O setor congrega cerca de 80 mil propriedades rurais, mais de 60 laticínios o que significa por baixo mais de 300 mil pessoas envolvidas diretamente neste importante segmento econômico, o que coloca a cadeia produtiva do leite como o mais importante no estado.
Os pecuaristas afirmam que estão revoltados com a queda de 27% no valor do litro, sendo que a redução do preço em todo o país foi de apenas 4%, e principalmente, pela falta de respeito dos proprietários das indústrias que, após receberem o leite in natura levam até 50 dias para definir o valor do preço do litro.
Veja Também
Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho
Assembleia aprova R$ 18 milhões para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado