Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Partidos marcam convenções para o final do mês

Os quatro maiores grupos políticos do Estado de Rondônia marcaram para os dias 27 e 29 as convenções para homologar seus candidatos a governador, senador, deputados estaduais e federais. A Lei Eleitoral permite a realização desses eventos entre no período de 10 a 30 de junho e no dia 6 de julho a campanha está autorizada em todo País. Os partidos políticos e os pré-candidatos precisam observar as regras para as convenções. Não será permitido propaganda externa ou divulgação por meio de publicidade dos futuros candidatos escolhidos. Os pretensos candidatos poderão colocar banners, faixas e levar torcida organizada, mas desde que não ultrapasse a parte interna do local do evento.

O PMDB que deverá homologar a candidatura a reeleição do governador Confúcio Moura marcou para o dia 29 sua convenção na casa de shows Talismã 21. Por enquanto, o coordenador da campanha ainda é o ex-deputado federal Chagas Neto, mas ele não deverá ficar na função porque já desagradou setores dentro do próprio PMDB. O ex-senador Expedito Junior do PSDB também marcou sua convenção para o dia 27 também na Talismã 21. A ideia do tucano é reunir os mais de 10 partidos que o acompanham para homologar todas coligações e candidaturas majoritárias. O PSDB indica Expedito para governador; o PSDC o deputado estadual Neodi Carlos para vice-governador e o PSD o deputado federal Moreira Mendes para o Senado.

PT e PP também marcaram as convenções para o dia 29. O senador Ivo Cassol explicou nesta semana que a pré-candidatura de sua irmã, Jaqueline Cassol, é irreversível. O deputado Padre Ton está sendo convidado por Cassol a formar uma grande aliança para eleger grande número de deputados estaduais e federais. A vaga de senador também é negociada com o PT. O deputado Padre Ton é o indicado para ocupar o espaço. “Estamos negociando com o senador Cassol. Mas por enquanto estamos mantendo nossa pré-candidatura ao Governo”, explicou o parlamentar. Padre Ton confirmou que realmente lhe foi oferecida a vaga de senador e que estaria estudando a proposta, mas fez uma recomendação ao senador Cassol: arrume uma candidatura de ponta para disputar o Governo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa