Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Política

PEC DA TRANSPOSIÇÃO RETORNA AO SENADO E AGORA É A 87A/2003; CONFIRA NA ÍNTEGRA

Aprovada nesta quarta-feira em votação final na Câmara dos Deputados, a PEC da Transposição retornou ao Senado Federal na tarde desta quinta-feira e aguarda a nomeação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como é originária do próprio Senado, ela mantém o número original acrescida de uma terminação simples e agora é a PEC 87A/2003.

Após passar pela CCJ, onde tem prazo de 20 dias para análise, segue ao plenário para votação em dois turnos. Há, no entanto, prazo de 5 dias úteis para discussões no primeiro turno e prazo igual para a segunda votação. Após as discussões e a aprovação, segue para promulgação pelo Congresso. Mesmo com tantos prazos, o senador Expedito Júnior (PSDB) já anunciou que se reúne com as lideranças da Casa para pedir a quebra dos prazos. Se o colégio de líderes decidir, a tramitação é agilizada.

Uma situação interessante: A PEC da Transposição originária, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT) já assegurava o benefício da transposição aos servidores contratados até 31 de dezembro de 1.991. Curiosamente, após passar pelo Senado, o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) fez alterações para que somente os que contratados até 1.987 fossem beneficiados. Após pressões de toda a bancada federal e sindicatos, ele acabou retornando para a primeira proposta. Confira a emenda que chegou nesta quinta-feira ao Senado Federal:

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura