Rondônia, 12 de dezembro de 2025
Política

PF prende vereador Vanderlei Graebin em Vilhena

O vereador Vanderlei Graebin (PSC) foi preso preventivamente pela Polícia Federal em Vilhena. A Justiça de Rondônia decretou a prisão nesta sexta-feira (21). Ele é suspeito de envolvimento, juntamente com mais cinco parlamentares, num esquema de extorsão para aprovar loteamentos na Câmara de Vereadores do município.

De acordo com a imprensa local, ele teria se apresentado na Delegacia da PF de Vilhena. O vereador é suspeito de ter tentado destruir provas de sua participação no esquema criminoso de corrupção envolvendo loteamentos, após a prisão do também vereador José Garcia (DEM). Wanderlei Graebin foi reeleito neste ano para cumprir o sexto mandato. Ele é advogado.

Na terça-feira (18), o vereador José Garcia foi preso em flagrante. Em seu carro, agentes encontraram documentos de compra e venda de terrenos, que seriam repassados a vereadores. Já na quarta-feira (19), a Polícia Federal indiciou Ângelo Mariano Donadon Júnior (PMDB), Carmozino Alves Moreira (PSDC), Jaldemiro Dedé Moreira (PP), o Jairo Peixoto e Vanderlei Amauri Graebin - preso nesta sexta.

A imprensa local afirma que, segundo a Polícia Federal, as investigações começaram quando o Ministério Público Federal tomou conhecimento de irregularidades, por meio de operações desencadeadas no município. As apurações apontam que para os loteamentos serem aprovados, os vereadores recebiam terrenos e dinheiro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PF prende outro vereador e o vice-prefeito de Vilhena

Habeas Corpus de vereador preso em flagrante em Vilhena é negado

A pedido de Marcos Rogério, ANTT se compromete com antecipação de obras no anel viário de Porto Velho

Aprovado PL de Dr. Luís do Hospital que garante oferta de Mounjaro no SUS