Rondônia, 17 de novembro de 2024
Política

Pirarucu ameaça Rio Guaporé; deputada Lebrinha sugere manejo sustentável

|
da Assessoria

O maior peixe de escamas de água doce do mundo, o pirarucu, apesar de ser nativo da bacia Amazônica, não é encontrado em todos os rios da região. E em Rondônia, a espécie que era nativa apenas nas proximidades da capital, Porto Velho, nos últimos anos, tem se espalhado pela bacia do rio Guaporé, ameaçando peixes nativos que regulam a cadeia biológica do Vale do Guaporé.

O manejo sustentável é uma das possíveis soluções apresentadas para o controle da invasão da espécie, e foi tema de uma agenda técnica na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Brasília, nesta terça-feira (26), com a participação da deputada estadual Gislaine Lebrinha (UNIÃO), vereadores dos municípios da região, a coordenadora-geral do órgão, Raquel Sabini e a coordenadora de gestão substituta, Juliana Oliveira. A agenda foi construída pelo deputado federal Lebrão, atendendo reivindicação de membros de colônias de pescadores e gestores municipais da pasta de meio ambiente.

De acordo com a deputada, além da ameaça ambiental, não pode ser desconsiderado o impacto social e econômico para as comunidades tradicionais e pescadores profissionais. “A pesca é uma das principais fontes de renda e sustento de muitas comunidades do Vale do Guaporé. Uma política de controle vai contribuir, não apenas para evitar a extinção de peixes nativos, mas também, para promover renda, uma vez que será possível, de forma organizada e sustentável, inserir as comunidades nesse contexto”, defendeu.

Como resultado do encontro, técnicos do IBAMA se manifestaram interessados na reivindicação da deputada e enfatizaram a importância de uma atuação conjunta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Meio Ambiente (SEDAM), Polícia Ambiental e demais interessados. A deputada se comprometeu em mobilizar todos os agentes necessários, para que seja elaborado um plano de ação, com regulamentação específica e medidas de monitoramento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras