Rondônia, 12 de dezembro de 2025
Política

PLANEJAMENTO SEGUIRÁ PARECER DA AGU, DIZ MINISTRA; APOSENTADOS FICARÃO POR ÚLTIMO

De Brasília -Elianio Nascimento - Durante reunião nesta terça-feira com líderes sindicais e parlamentares, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, deixou claro que o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a Transposição será seguido à risca, qualquer que seja a definição, beneficiando ou não os servidores contratados até 1.991. Com a decisão, a ministra afastou qualquer interferência política sobre o parecer técnico. Ela disse ainda que sempre defendeu que a Transposição já tivesse sido iniciada com aqueles que têm o direito inquestionável, para depois avançar com os demais. Miriam Belchior definiu com sua assessoria técnica, que a Transposição começará com os servidores da ativa e se o parecer da AGU contemplar os aposentados, estes entrarão em uma segunda fase.
“Vamos aprendendo aos poucos e será melhor para todos”, disse o presidente da Comissão Interministerial, Geraldo Nicole, assessor do Planejamento.

A ministra disse no encontro, que a AGU garantiu emitir o parecer final sobre a Transposição até o próximo dia 30, podendo fazer antes. Uma nota conjunta dos ministérios do Planejamento e Fazenda deve ser emitida até esta quarta-feira com a resposta aos últimos questionamentos da AGU. Segundo Miriam Belchior, assim que o parecer chegar a sua pasta, em dois dias a normativa estará publicada no Diário Oficial.

Pressionada pelas lideranças e parlamentares, principalmente pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, o senador Valdir Raupp e o deputado Mauro Nazif, a ministra disse que também torce por um desfecho rápido do caso e pediu para que os servidores não fechem a entrada das usinas, como prometem os representantes sindicais, caso a Instrução Normativa não seja publicada até o próximo dia 30.
 

SIGA-NOS NO

Veja Também

A pedido de Marcos Rogério, ANTT se compromete com antecipação de obras no anel viário de Porto Velho

Aprovado PL de Dr. Luís do Hospital que garante oferta de Mounjaro no SUS

Assembleia vota orçamento 2026 na próxima semana; veja previsão para poderes e órgãos

Jaime Bagattoli: Senado aprova PEC que insere o Marco Temporal na Constituição