Rondônia, 03 de maio de 2024
Política

PMDB confirma prévias para o próximo dia 14

Com a publicação da resolução 001/2009, nesta sexta-feira (6), o Diretório Estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) faz o lançamento oficial das prévias do partido para a escolha do candidato que concorrerá ao governo do Estado no dia 2 de outubro do próximo ano. Por enquanto, apenas dois pré-candidatos registraram a intenção de participar do pleito interno: o prefeito de Ariquemes em segundo mandato consecutivo, Confúcio Moura e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, que administrou o município também por dois mandatos seguidos.



O PMDB é o primeiro partido a realizar as prévias, oportunidade em que cerca de 400 filiados aptos ao voto indicarão quem concorrerá à sucessão do governador Ivo Cassol.

As prévias serão realizadas no próximo dia 14 (sábado), no Clube Vera Cruz, em Ji-Paraná, região central do Estado, município escolhido estrategicamente para facilitar o acesso aos mais de 50 mil filiados em todo o Estado, número que situa a sigla peemedebista como a maior legenda organizada de Rondônia.

O PMDB é o primeiro partido a realizar as prévias, oportunidade em que cerca de 400 filiados aptos ao voto indicarão quem concorrerá à sucessão do governador Ivo Cassol.

Poderão participar como votantes os membros titulares e suplentes dos Diretórios Estadual e Nacional; titulares e suplentes do Diretório Estadual do PMDB-Mulher; titulares e suplentes do Diretório Estadual da Juventude; senador Valdir Raupp, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vices, vereadores, delegado e suplente à Convenção Nacional e Estadual e por fim, membros de eventual comissão interventora ou provisória.

Ganhando tempo

Em alguns casos, como no dos parlamentares que são membros de diretórios, haverá o voto cumulativo. Isto é, uma mesma pessoa vota duas vezes, uma por cada função. Essa possibilidade, inclusive, impedirá que sejam utilizadas urnas eletrônicas na votação das prévias, vez que a área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cederia as urnas, teria tempo insuficiente para adequar os equipamentos às pessoas a quem esse segundo voto é facultado.

Com a realização das prévias, o PMDB abandona o processo de escolha do candidato em convenção, que é geralmente realizada no mês de junho, a poucos meses da eleição, dificultando a divulgação do nome do candidato. Com as prévias, o partido ganha tempo na definição de seu candidato e a convenção passa a ter caráter meramente homologatório. Quem vencer as prévias, por maioria simples de votos, sem contabilizar brancos e nulos, será indicado à homologação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Senador Jaime Bagattoli prestigia a abertura da Agrishow ao lado de Jair Bolsonaro

Em sessão solene, deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a policiais civis aposentados