Rondônia, 29 de abril de 2024
Política

PMS E DELEGADOS ABREM GUERRA CONTRA PROJETOS DE CONFÚCIO

As propostas apresentadas pelo governador Confúcio Moura (PMDB) e que alteram normas envolvendo policiais militares e delegados de polícia alteraram os ânimos das duas categorias. Para poder nomear o novo chefe da Polícia Civil, o governador enviou projeto para alterar o Estatuto da Polícia Civil para que possa nomear delegados de qualquer fase da carreira. A Lei Complementar 76/93 define que a instituição será dirigida por delegado de Polícia de Carreira da última classe, terá autonomia administrativa, funcional e financeira. Apesar do sindicato da categoria não admitir publicamente, uma vez que tem por norma defender todos os profissionais, nos bastidores a insatisfação é grande. A última fase da carreira significa em termos práticos a mesma proporção na cadeia de comando para os policiais militares. Ou seja, somente após grandes anos de dedicação um delegado estaria habilitado a chefiar a cúpula da Civil.

Confúcio recebeu informes da insatisfação, mas afirmou que não deve ceder. Deputados da atual legislatura foram procurados desde a quinta-feira para tentar intermediar o impasse.

Outro descontentamento é justamente com a outra força policial. As representações de PMs esperavam que a primeira e única medida de Confúcio Moura para a categoria seria reajuste salarial, mas o governador definiu mudanças nos cursos de formação de sargentos e de formação de cabos. ASSFAPOM, ASPRA, ASSESFAM e APOMETROM entendem que nada menos que 1.500 pms serão prejudicados diretamente.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DELEGADO DESISTE DE MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA CONFÚCIO MOURA

Governo de Confúcio Moura quer gastar dinheiro sem controle, denuncia Conselho Estadual de Saúde

ASSEMBLÉIA PUBLICA EMENDA QUE RESPALDA NOMEAÇÃO DE CONFÚCIO PARA A POLÍCIA CIVIL

DEPOIS DE INSTITUIR COTAS ATÉ PARA ÁGUA, ARMAMENTO E MUNIÇÃO, SESDEC CANCELA PAGAMENTO DE LICENÇAS A POLICIAIS