Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Por fraudes em cotas para mulheres em 2018, TSE cassa o mandato de Jair Montes

Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última sexta-feira (23), cassar o diploma do deputado estadual Jair Montes (Avante), devido a fraudes na apresentação de candidaturas femininas nas eleições de 2018, por parte do PTC e DC.

O TRE de Rondônia havia julgado improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra o parlamentar e o suplente Gerenildo José de Oliveira. Na eleição de 2018, os dois estavam na coligação do PTC e DC. O MPE recorreu e em Brasília, o caso foi analisado pelos ministros. No parecer da Procuradoria Geral Eleitoral destacou grande quantidade de provas, principalmente testemunhais, sobre candidaturas fictícias e algumas mulheres sequer sabiam que eram candidatas.

Na decisão de sexta-feira, o TSE acatou o recurso ordinário e determinou a cassação dos diplomas de Jair Montes e de Gerenildo José de Oliveira, ”declarando nulos os votos obtidos pela chapa proporcional da Coligação Por Rondônia em 2018, com o recálculo dos quocientes eleitoral e partidários”. Determinou ainda a imediata execução do acórdão, “independentemente de publicação, comunicando-se com urgência à Corte de origem, nos termos do voto do Relator”.

A defesa de Jair Montes anunciou que deve recorrer a aguarda a publicação da decisão. Também questionou o MPE que avançou com o caso ao TSE. Veja:

Em razão das dúvidas provocadas pelas notícias divulgadas sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o deputado estadual Jair Montes (Avante) vem a público esclarecer que:

1- Primeiramente é importante ressaltar que a decisão não interfere nesta eleição de 2022 em que o deputado é candidato a reeleição. E muito menos o torna inelegível.

2- A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trata de fatos ocorridos na eleição de 2018 e que se refere a um erro na época da eleição. A decisão se deu por suposta fraude da coligação na cota de gênero, ou seja, foi um erro ocasionado pelos partidos que compuseram a coligação naquelas eleições. E outros partidos como : Republicanos e PSL também incorreram no erro e  foram absolvidos, mas o Ministério Público só recorreu no processo que envolvia Jair Montes, não se sabe o motivo.

3- A equipe jurídica do deputado estadual irá recorrer da decisão tão logo o acordão seja publicado.  É importante lembrar que o deputado foi absolvido no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) em relação aos mesmos fatos.

4-O deputado acompanhou a sessão e está tranquilo e focado em cumprir a agenda de compromissos de campanha.

Loading...

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais