Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

POR UNANIMIDADE, TRE DECIDE PELA INELEGIBILIDADE DE ACIR GURGACZ

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral decretou a inelegibilidade do empresário Acir Gurgacz (PDT), candidato derrotado ao Senado nas últimas eleições. Ele cometeu abuso de poder econômico ao utilizar seu jornal, Diário da Amazônia, para influenciar o eleitorado em 2006. Nas últimas semanas, o veículo passou a atacar o Ministério Público Eleitoral, menosprezando a denúncia apresentada à Justiça rondoniense. Votaram pela cassação os juízes José Torres, Jorge Leal, Elcio Arruda (federal), e os desembargadores Ivanira Feitosa e Cássio Rodolfo.

NOTA DA REDAÇÃO: A notícia foi corrigida para informar que o TRE não julgou a cassação do registro e sim a inelegibilidade, que acabou sendo decretada. A confusão ocorreu em razão do pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que fez o pedido de cassação. No entanto, o TRE considerou adequado a realização de novo julgamento, agora para cassar o registro do candidato já considerado inelegível.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia