Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Prefeito de Candeias do Jamari é afastado pela Câmara

O prefeito de Candeias do Jamari, Luís Lopes Ikenohuchi Herrera (DEM) foi afastado do cargo por decisão da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira. Foram 7 votos favoráveis e um contrário ao relatório da comissão processante, formada para apurar irregularidades na gestão, constatadas a partir de investigação do Tribunal de Contas do Estado.

A sessão da Casa de Leis foi demorada. O prefeito ainda tentou o adiamento e esteve pessoalmente na Câmara informando que estava sem defesa. Os vereadores não concordaram em adiar a reunião e Ikenohuchi então pediu para que sua defesa no Tribunal de Contas fosse juntada aos autos e lida. O pedido foi deferido.

As irregularidades constatadas pelo TCE dizem respeito ao balanço do Município, que não apresentou a real situação de Candeias e tinha dados inconsistentes. Houve ainda denúncia de descumprimento à Lei Orçamentária e abertura de créditos adicionais sem autorização da Câmara.

Como Ikenohuchi era vice-prefeito e assumiu após o assassinato do titular, Chico Pernambuco, quem deve assumir o Município é o presidente da Câmara, Lucivaldo Fabricio de Melo (PSDC).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia

Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste

Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023