Rondônia, 07 de novembro de 2024
Política

Prefeito de Candeias do Jamari é afastado pela Câmara

O prefeito de Candeias do Jamari, Luís Lopes Ikenohuchi Herrera (DEM) foi afastado do cargo por decisão da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira. Foram 7 votos favoráveis e um contrário ao relatório da comissão processante, formada para apurar irregularidades na gestão, constatadas a partir de investigação do Tribunal de Contas do Estado.

A sessão da Casa de Leis foi demorada. O prefeito ainda tentou o adiamento e esteve pessoalmente na Câmara informando que estava sem defesa. Os vereadores não concordaram em adiar a reunião e Ikenohuchi então pediu para que sua defesa no Tribunal de Contas fosse juntada aos autos e lida. O pedido foi deferido.

As irregularidades constatadas pelo TCE dizem respeito ao balanço do Município, que não apresentou a real situação de Candeias e tinha dados inconsistentes. Houve ainda denúncia de descumprimento à Lei Orçamentária e abertura de créditos adicionais sem autorização da Câmara.

Como Ikenohuchi era vice-prefeito e assumiu após o assassinato do titular, Chico Pernambuco, quem deve assumir o Município é o presidente da Câmara, Lucivaldo Fabricio de Melo (PSDC).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho

Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato

Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho

Assembleia aprova R$ 18 milhões para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado