Prefeitos fazem pressão por novo Refis, mas parlamentar pede vistas e frustra gestores

O deputado estadual Afonso Cândido (PL-Ji-Paraná) acabou frustrando as expectativas de prefeitos e colegas parlamentares na tarde desta terça-feira na Assembleia Legislativa. O Poder Executivo encaminhou o Projeto de Lei Ordinário 192/2023 para a Casa de Leis, perdoando até 85% de juros e multas de grandes devedores do Estado de Rondônia, negociando à vista o pagamento dos débitos tribuários. A matéria foi pautada e votada, mas Cândido pediu vistas e terá até cinco sessões para devolver o projeto. Grandes empresas estão aguardando o “perdão” fiscal, mas a maior beneficiada será a Energisa, que em contrapartida, pagará cerca de R$ 1,5 bilhão para estado e municípios.
Liderados pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Hildon Chaves, os prefeitos se reuniram com os deputados estaduais e manifestaram preocupação com a queda das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que poderia comprometer o pagamento de servidores e fornecedores no final do ano. Como parte desses débitos tributários será transferido para o caixa das prefeituras, os gestores se apegam a essa opção para quitar suas obrigações financeiras no final do ano.
O próprio presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (Patriota), que recepcionou a diretoria da AROM e vários prefeitos, defendeu o Programa de Regularização Fiscal de Rondônia. De acordo com o presidente da AROM e prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), este incentivo ajudará os municípios. “Esta comitiva trazendo novas preocupações e nosso pedido de socorro aos deputados estaduais que estão sensíveis as nossas demandas. O que se aplica ao pequeno e ao médio empresário também tem que ser aplicado ao grande. Precisamos urgentemente assumir a responsabilidade de garantir esse Refis”, destacou.
Veja Também
Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor