Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Política

Presidente da Assembleia solicita informações sobre doação do acervo da artista plástica Rita Queiroz

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) apresentou requerimento em regime de urgência, solicitando informações da presidência da Fundação Cultural de Rondônia, sobre a doação do acervo da artista plástica Rita Queiroz.

Para justificar o requerimento, o parlamentar afirma ter levado em consideração a importância do acervo disponibilizado para Rondônia, por intermédio da artista plástica e o fato do Estado ter o dever de garantir a todos, o pleno exercício dos direitos culturais e acesso as fontes de cultura.

“Além de relato de representantes da artista, junto a Assembleia Legislativa sobre o risco iminente de deterioração ou até mesmo de destruição das peças. A situação ainda tem um agravante, a notícia de que algumas peças estariam em poder de terceiros ou levadas para fora do país”, ressalta Laerte Gomes.

Entre as informações requeridas, o presidente questionou sobre quais peças se encontram em risco de destruição ou deterioração, se positivo, quais foram furtadas ou se encontram em poder de terceiros, se o acervo artístico se encontra em plena segurança física na instalação em que ela se encontra, livre de goteiras, mofo e poeira, como está o sistema de refrigeração do local e se há emprego de mão-de-obra especializada atuando no local onde o acervo está.

Ainda no requerimento, o presidente cita a Lei nº 3.964 de 21 de dezembro de 2016, que destina espaço físico permanente para exposição e preservação do patrimônio histórico e cultural da artista plástica Rita Queiroz no estado de Rondônia.

“No mundo contemporâneo, preservar o patrimônio é uma questão de cidadania”, concluiu Laerte Gomes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa