Presidente da Idaron apresenta projeto de GTA eletrônico a deputados
Uma das novidades para a pecuária de Rondônia, durante a realização, no final deste mês, em Ji-Paraná, da 5ª Rondônia Rural Show, será o lançamento da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica. A nova ferramenta vai permitir que o criador, de qualquer lugar com acesso a internet, possa emitir a GTA.
A inovação foi apresentada nesta terça-feira (3), pelo presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Alfredo Volp, durante audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e os deputados José Lebrão (PMDB), Marcelino Tenório (PRP) e Luizinho Goebel (PV).
“É uma facilidade, uma situação nova que vai possibilitar que de casa mesmo, o produtor acessa o sistema e emite a GTA. Com isso, há a redução de gastos, pois o criador não vai mais precisar ir até uma agência Idaron”, destacou Maurão.
Volp informou que o sistema está pronto, passando apenas por algumas adequações. “São alguns pequenos ajustes, normais num sistema desse porte. Mas, a equipe nossa trabalhou bem e tudo está pronto para ser efetivado com a Rondônia Rural Show”, assegurou.
Tenório aprovou o novo método de emissão do GTA. “Será mais facilidade para todos, com redução de custos e mais celeridade no trabalho. Toda a cadeia produtiva da carne sai ganhando e isso é bom para Rondônia”, disse.
Lebrão ressaltou que a inovação é uma necessidade, com o aumento do rebanho bovino. “Não será mais preciso o criador ir até um escritório da Agência Idaron para emitir o GTA. Com a internet se popularizando, de casa mesmo, num final de semana, por exemplo, o produtor vai acessar o sistema e emitir o documento”, completou.
Já Goebel declarou que a GTA eletrônica é mais uma ferramenta que o Governo coloca em pratica. “Essa modernização vai trazer com certeza mais ganhos para todos e a Assembleia apóia essa e outras inovações que tragam benefícios para Rondônia”.
Autenticidade
Volp aproveitou para informar que técnicos da Agência desenvolveram um mecanismo que vai permitir a verificação e autenticidade do código da Guia Eletrônica de Transporte Animal (GTA), emitida eletronicamente.
Através de celulares com sistema andróide, os técnicos da Idaron, que fazem barreiras de fiscalização, poderão verificar a autenticidade da guia.
“Esse é um sistema pioneiro, com tecnologia desenvolvida pela própria Idaron e vai dar mais segurança para as operações efetuadas eletronicamente. Contamos mais uma vez com a colaboração decisiva dos criadores para que o novo sistema seja um sucesso”, finalizou Volp.
Veja Também
Eleito presidente da Câmara a partir de 2027, Pastor Evanildo destaca compromisso com Porto Velho
Vereadora Ellis Regina assume seu 5º mandato na Câmara Municipal de Porto Velho
Em primeira entrevista, prefeito fala sobre união política, prioridades, fake-news e rodoviária
Léo Moraes assume e em primeiro ato como prefeito acaba com cobrança na Madeira Mamoré