Presidente do PT endurece discurso contra a Assembléia Legislativa
Tácito Pereira, atual presidente do PT/RO concedeu entrevista nesta terça-feira, 31, para o programa A voz do povo, apresentado por Arimar Souza de Sá. Na entrevista Tácito respondeu a diversas perguntas feitas pelo apresentador e pelos ouvintes, questões sobre as eleições de 2010, sobre as manifestações que sindicatos e movimentos políticos tem feitos contra a Assembléia Legislativa, a campanha publicitária da ALE, entre vários outros assuntos.
Arimar questionou também sobre por quem o presidente do PT torce para as eleições. Na posição de presidente do Partido dos Trabalhadores não posso emitir opiniões para não influenciar a população os rumos do partido, mas os três militantes petistas tem mandatos muito bons, trabalhos voltados para a população, são ótimos candidatos e com o debate interno e de forma democrática será escolhido o melhor nome para o Estado, informou Pereira.
O PT é um partido democrático e mostra disso é que debateremos essa questão em todas as regionais com dirigentes das Direções Municipais e com os militantes das 7 macro-regiões, envolvendo os pretensos pré-candidatos a governo do PT para 2010, declarou Tácito ao programa A voz do povo.
Arimar questionou também sobre por quem o presidente do PT torce para as eleições. Na posição de presidente do Partido dos Trabalhadores não posso emitir opiniões para não influenciar a população os rumos do partido, mas os três militantes petistas tem mandatos muito bons, trabalhos voltados para a população, são ótimos candidatos e com o debate interno e de forma democrática será escolhido o melhor nome para o Estado, informou Pereira.
Sobre as manifestações que estão sendo feitas por sindicatos e movimentos populares, Tácito informou que nenhum sindicato é ligado ao PT, mas sendo reivindicações a favor da população o PT dá todo apoio possível e contribui com a luta em beneficio do povo.
O atual presidente do PT/RO, comentou sobre algumas das manifestações. Houve uma manifestação nesta segunda-feira que foi contra a crise financeira internacional e contra redução de empregos, esta é uma manifestação que está sendo feita em vários locais do mundo e a CUT organiza no Brasil. Uma outra é sobre as perdas salariais que os servidores públicos de Rondônia tem no atual governo. Nesse caso os sindicatos irão protestar neste 1° de abril por conta de o governador reajustar o próprio salário em 25% e não permitir a correção dos salários dos servidores públicos, relatou Tácito.
Ao ser indagado sobre as campanhas de publicidade que são feitas pela Assembléia Legislativa Tácito disse que o PT deverá recorrer à Justiça para proibir as propagandas da devolução de dinheiro da Assembléia Legislativa ao governo do Estado. Pereira lembrou ainda que o próprio governador Ivo Cassol disse que não recebeu os R$ 21 milhões, como diz a propaganda.
Tácito comentou que de acordo com informações as campanhas de marketing da Ale são gastas em torno de 2milhões em cada e que o dinheiro dessas campanhas poderia ser gastos de uma melhor forma. Pereira disse ainda que a assembléia não tem o poder de fazer uma campanha publicitária, não é setor publicitário e sim fazer trabalhos voltado para o povo, mostrando suas ações e os trabalhos que são realizados naquela casa legislativa.
Questionado sobre uma possível discordância do partido com o deputado Ribamar Araújo (PT), Tácito descreve que dentro do PT há diversas linhas de pensamento e que por ser um partido que realiza muitos debates de forma democrática é comum que pensamentos entrem em divergências e que realmente houve um conflito de idéias entre o partido e o parlamentar, mas que agora já está tudo certo e que a relação não está 100% mas está caminhando muito bem.
Em um certo momento da entrevista Arimar Souza perguntou a Tácito sobre uma possível panela que existiria na ALE e que o próprio Alexandre Brito comentou sobre o assunto. Eu não tenho informações sobre isso, mas se o próprio parlamentar diz que tem panela, ele próprio votando duas vezes no Neodir afirma isso é algo que temos que pensar e averiguar, descreve Tácito.
Tácito reconhece que a ausência de comunicação com a população e com a imprensa tem enfraquecido o Poder Legislativo. Não queremos uma Assembléia Legislativa fraca, mas sim atuante, democrática, transparente e principalmente voltando suas ações para a população de Rondônia, enfatiza o atual presidente do PT/RO.
Por fim Tácito afirmou que era importante que o Presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Deputado Neodi, convoque a imprensa e faça uma entrevista coletiva, para explicar sobre a polêmica da devolução de recursos para o Executivo Estadual bem como das notícias do sumiço de mais de um milhão de reais do Banco Rural pertencente a ALE, dessa forma a Casa de Leis agirá de forma transparente e democrática e poderá sair mais fortalecida desses episódios.
Veja Também
Deputado Luís do Hospital dá voz aos servidores da Emater em reunião por valorização salarial
Alex Redano confirmado como novo presidente da Assembleia a partir de fevereiro
CPI das Reservas tem nova reunião e ouve ex-secretário da Sedam
Assembleia recebe proposta de novo PCCS para servidores do Judiciário