Rondônia, 15 de novembro de 2024
Política

Presidente do Sintero recebe voto de louvor em reconhecimento e valorização pela defesa e luta racial no Estado de Rondônia

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, foi uma das personalidades homenageadas e que receberam voto de louvor em reconhecimento e valorização pela defesa e luta racial no Estado de Rondônia. A solenidade para entrega do voto de louvor ocorreu na segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), foi requerida pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e atendida pelo deputado estadual, Lazinho da Fetagro (PT).

O evento contou com a participação de Antônio Neto, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/RO); Marcele Regina Nogueira Pereira, reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir); Dr. Rosângela Hilário, professora da Universidade Federal de Rondônia e líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde; Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia; Ana Carla Pereira da Costa, presidenta da Federação dos Cultos Afros Religiosos de Rondônia; Raimunda Erineide Rodrigues Pinheiro, líder da Comunidade Quilombola de Pedras Negras, Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Orlando Francisco e Souza, ativista do Movimento Negro, entre outras personalidades do Estado que contribuem com a luta contra o racismo, a intolerância e todos os tipos de discriminação racial.

A presidente do Sintero foi representada pelo secretário de Imprensa e Divulgação, Sandro Luiz Ascuy de Oliveira, mas agradeceu pela iniciativa do parlamentar em reconhecer e homenagear o povo que muitas vezes é invisibilizado e marginalizado pela sociedade, sofrendo com o racismo estrutural que está em curso no país desde os tempos coloniais. Lionilda também parabeniza a propositura feita pelo presidente do Cepir, Antônio Neto, e por sua atuação diante da defesa do povo preto.

"A maior fragilidade do nosso povo sempre será a ausência de políticas públicas que ajudem a combater a desigualdade e que promovam o empoderamento de meninas e meninos negros, que não se sentem representados em espaços de prestígio e de poder. Por isso, reforço minha luta pela promoção da igualdade racial e contra todas as formas de opressão e intolerância”, disse Lionilda Simão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras