Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Política

Procuradoria Regional Eleitoral acusa Expedito Júnior e PSDB de fazerem propaganda antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) acusou o pré-candidato ao governo de Rondônia Expedito Júnior e o Partido da Social Democracia (PSDB) de terem feito propaganda eleitoral antecipada. O caso é em relação a um vídeo de propaganda partidária em que há, segundo a PRE, promoção pessoal do pré-candidato.



Procuradoria Regional Eleitoral

A acusação da PRE contra Expedito Júnior e o PSDB foi feita por meio de uma representação eleitoral e será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. A PRE argumenta que é necessário examinar todo o contexto em que se deram os fatos, não devendo ser observado apenas o texto da mensagem, mas também outras circunstâncias como imagens, fotografias, meios, número e alcance da divulgação.

A PRE pede que os acusados sejam condenados às penalidades previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/97): cassação de tempo de veiculação de propaganda partidária equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita da propaganda, no semestre seguinte, e multa que pode variar de cinco a 25 mil reais.

Procuradoria Regional Eleitoral

As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem os cidadãos nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais

Assembleia encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Santa Luzia do Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Vereador denuncia colapso contínuo na coleta de lixo em Porto Velho