Projeto de autoria do deputado Airton Gurgacz cria política de saúde para mulher detenta
O deputado Airton Gurgacz (PDT) apresentou e teve aprovado pelos demais deputados, o Projeto de Lei Ordinária nº 686/17 que cria a política de saúde da mulher detenta do Estado de Rondônia. O projeto agora segue para sanção ou veto do Executivo.
Nos casos de gravidez deve haver o aumento na cobertura e da qualidade pré-natal com melhoria da assistência na hora do parto e dos estágios posteriores.
Para ele, a proposta tem por objetivo cuidar dos problemas enfrentados pela população carcerária feminina, minimizando a incidência e prevenção de doenças. Além do sofrimento pela separação dos filhos, que muitas vezes são deixados em situação precária.
Nos casos de gravidez deve haver o aumento na cobertura e da qualidade pré-natal com melhoria da assistência na hora do parto e dos estágios posteriores.
Airton lembrou que a ex-deputada Glaucione Rodrigues (PMDB) apresentou matéria semelhante em 12 de abril de 2011, sendo aprovada por esta Casa de Leis, mas vetado pelo Poder Executivo, alegando a criação de despesas para o Estado.
No entanto o direito à saúde é universal, explicou o parlamentar, devendo ser prestado a todos até as mulheres que cumprem pena, e os serviços de saúde indicados já são fornecidos pela rede estadual e municipal de saúde. O parlamentar cita exemplos semelhantes criados no Pará e Distrito Federal.
Medalhas
O deputado Airton Gurgacz também teve aprovado dois Decretos Legislativos que concedem Medalha do Mérito Legislativo. Um será concedido a irmã Lina Maria Ambiel, diretora das obras sociais Santa Marcelina, em Porto Velho; outra para o médico Elifaz de Freitas Cabral. Ambos pelos relevantes serviços prestados ao Estado, em especial, pela atuação na rede de atendimento das Irmãs Marcelinas.
Veja Também
DER atende solicitação da deputada Lebrinha e anuncia manutenção da Linha 95 em São Francisco
Novo Horizonte recebe R$ 240 mil para manilhas nas entradas de propriedades rurais