Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Projeto de Jaime Bagattoli busca prorrogar o prazo para os produtores ratificarem os registros imobiliários na fronteira

|
da Assessoria

Buscando garantir segurança jurídica a milhares de produtores rurais no país, o senador Jaime Bagattoli (PL) protocolou, nesta semana, um projeto de lei que busca regulamentar e simplificar a ratificação de imóveis rurais situados na faixa de fronteira. A proposta prorroga, ainda, o prazo para produtores ratificarem os registros.

Atualmente, os produtores rurais com esse tipo de pendência devem fazer o trâmite no cartório de registro de imóveis da sua circunscrição, ou por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), caso a área pertença ao órgão fundiário.

Porém, cada corregedoria estadual hoje conta com um código de normas próprio, ou seja, o país não conta com uma lei específica para regulamentar o processo.

Para sanar isso, o projeto do senador propõe algumas alterações na Lei 13.178/2015 que trata justamente da ratificação dos registros imobiliários decorrentes de alienações e concessões de terras públicas situadas nas faixas de fronteira.  

“O principal objetivo deste projeto é regulamentar e unificar o procedimento em todos os estados. Também estamos propondo a prorrogação do prazo para imóveis com mais de 15 módulos rurais, ou seja, as grandes propriedades, ratificaram suas áreas. O prazo vence agora, em outubro de 2025, e pretendemos estender isso para outubro de 2035 para que o produtor tenha tempo de providenciar toda a documentação necessária”, explica o senador.

Por se tratar de uma área estratégica para a segurança nacional, a área de fronteira está sob uma legislação com regras bastante específicas quando o assunto é a compra e a transferência de imóveis.

“O objetivo da proposta é garantir não só a regularização, mas permitir que os produtores rurais tenham acesso a políticas públicas, além de reduzir o número de conflitos causados pela ocupação desordenada de terras”, conclui o senador.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais