Rondônia, 08 de novembro de 2024
Política

Projeto de Joelna Holder, Lei da Ficha Limpa passou a valer na Capital desde outubro de 2019

Publicado no Diário Oficial, a revisão da Lei da Ficha Limpa, de N°3838/2019 no município de Porto Velho, de autoria da vereadora Joelna Holder que revoga a Lei n°2031, de 11 de Dezembro de 2012, e institui a obrigatoriedade de Ficha Limpa para a nomeação de cargos comissionados no âmbito dos órgãos do Poder Executivo e Poder Legislativo Municipal foi aprovado e está em vigor em Porto Velho.

O texto, de autoria da vereadora Joelna Holder, afirma que a lei visa garantir que qualquer pessoa que ingresse no serviço público em cargo de confiança, não tenha condenação em segunda instância, desaprovação de contas e outros problemas consoante previsto na Lei Complementar 64/1990.

Segundo Joelna, a restrição deverá atingir a todos os nomeados que ocupam cargos como secretários, diretores, sociedade de economia mista, fundações e autarquias municipais e demais cargos do Poder Executivo, como também, cargos comissionados do Poder Legislativo.

De acordo com Lei, a restrição não se aplica à crimes culposos e àqueles definidos em lei como de menor potencial ofensivo, nem aos crimes de ação penal privada.

Em seu Artigo 2°, diz que a nomeação para o cargo em comissão e função gratificada, a pessoa indicada, obrigatoriamente, deverá apresentar certidões negativas dos cartórios distribuidores da Justiça Estadual, Federal e Eleitoral do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, renovadas a cada inicio de mandato.

“Dessa forma, a restrição deverá atingir a todos os nomeados que ocupam cargos como secretários, diretores, sociedade de economia mista, fundações e autarquias municipais, demais cargos,afim de proteger a moralidade e a probidade administrativa e coibir que pessoas que não possuem “ficha limpa” ocupem cargos públicos. Igualmente, os servidores públicos em atividade, deverão comprovar que cumprem as exigências da Lei”, destacou a vereadora.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Ao proibir a produção de bioinsumos, Brasil encarece alimentos e penaliza o pequeno produtor, diz senador Jaime Bagattoli

Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho

Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato

Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho