Rondônia, 12 de maio de 2024
Política

Projeto de Laerte Gomes institui o Programa Doador Solidário do Amanhã

O deputado Laerte Gomes (PSDB) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 364/16 que institui em Rondônia o Programa Doador Solidário do Amanhã (PDSA), tratando da doação voluntária de sangue e medula óssea, a ser instituído e divulgado junto às escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada.


Ideia

O PL tem o objetivo de conscientizar e captar futuros potenciais doadores de Sangue e Medula Óssea das escolas públicas e privadas do Estado de Rondônia.

Ideia

O programa surgiu da ideia do acadêmico do 3º período de medicina de uma instituição privada de ensino, Onássis Boeri de Castro, que também é membro do Grupo de Iniciação Científica em Medicina Social e Imunogenética do Departamento de Medicina da faculdade e Coordenador Científico na Liga Acadêmica de Oncologia de Rondônia-Lacor.

Com a implantação serão captados futuros doadores, afirma Onássis, haja vista que mesmo com campanhas nacionais de incentivo à doação, o índice nacional de doadores tem aumentado gradativamente nos últimos anos. "Um exemplo disso é que no ano de 2000 existiam somente 12 mil doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), hoje existem 3,5 milhões de doadores cadastrados, o que levou o Brasil a ser o terceiro maior banco de dados de cadastrados no Mundo", disse Onássis.

Mas segundo o Ministério da Saúde, apesar de crescente, este número ainda é insuficiente para atender à demanda de pacientes, principalmente pelo fato da probabilidade de se encontrar um doador compatível, o que no Brasil é de um em cem mil.

A doação sangue e/ou medula óssea é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas, e essa realidade vai ao encontro com os ideais deste Programa que tem como objetivos específicos ressaltar e afirmar a importância da doação de sangue e de medula óssea, além de esclarecer o procedimento da doação de sangue e de medula óssea, bem como o de realizar campanhas nas escolas para divulgação e sensibilização de doadores.

As escolas não podem se abster de levar para o aluno outros tipos de conhecimentos, além dos curriculares e obrigatórios, tendo em vista que esta ação possibilitará salvar milhares de pessoas, aumentando os estoques de sangue e os cadastros no Redome.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Comissão aprova suspensão de pagamento de financiamentos rurais em Rondônia

Jaime Bagattoli: Comissão de Agricultura aprova projeto que destina recursos da loteria para crédito rural

Assembleia inicia campanha “SOS Rio Grande do Sul”

Vídeo: ministro acusa Chrisóstomo de disseminar fake news e o chama de mentiroso: "acredita nas próprias mentiras que espalha"